quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Saiba mais sobre a Toxoplasmose Ocular



A toxoplasmose ocular é uma doença que atinge a retina e é considera uma das causas mais comuns de infecção dos olhos. Essa doença é desenvolvida pelo parasita toxoplasma gondii, encontrado no intestino de gatos. A transmissão ocorre por meio do consumo de carnes mal cozidas, verduras mal lavadas e água contaminada. Existem muitos casos em que há transmissão do parasita da mãe para o bebê, durante a gestação. Os sintomas mais conhecidos são: Diminuição da qualidade da visão, dores nos olhos, fotofobia e moscas volantes (pontos pretos na visão).

Os especialistas alertam para a prevenção que é sempre o melhor rémedio e tomando algumas medidas, é possível se prevenir do parasita da toxoplasmose. Segue algumas dicas abaixo:

- Lavar bem as frutas, verduras e legumes.

- Evitar o consumo de carnes mal cozidas ou cruas.

- Lavar bem as mãos sempre que tocar em frutas, verduras, legumes que não foram lavadas ou carnes cruas.

- Evitar ter contato com fezes de gato.

O diagnóstico é sempre dado pelo médico e o tratamento deve ser iniciado o quanto antes. Exames realizados por meio do exame conhecido como do fundo do olho geralmente é o indicado. Este procedimento é capaz de realizar uma análise detalhada da retina e verificar se há lesões que indiquem a toxoplasmose. O tratamento depende muito de cada caso e a recuperação depende do local da retina onde ocorreu a manifestação. Todo e qualquer desconforto na visão deve ser imediatamente informado ao oftalmologista que vai iniciar uma investigação para dar inicio ao tratamento mais adequado.


Fonte:  Hoftalmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário